J’adore les films

Os sonhadores – Bernardo Bertolucci


Assim, sem nunca ter visto nenhum dos filmes mencionados, nem qualquer outro filme do Bernardo Bertolucci, me meto a besta de falar desse filme, Os Sonhadores, que eu particularmente amo e revi hoje.

Os irmãos Theo e Isabelle – Louis Garrel e Eva Green – encontram na Cinemateca Francesa, na primavera de 1968, um americano tão apaixonado pelo cinema quanto eles: Mathew – Michael Pitt. Desenvolve-se então uma história de amor, várias histórias de amor, dentro do apartamento dos franceses.
Vou ser honesta: Sim, existem muitas cenas de sexo, e partes íntimas à mostra, e isso à primeira vista pode chocar, mas acho que o mais importante na película é o amor que há por trás dessas cenas: tanto um pelo outro quanto pelo cinema.

Bertolucci ensina cinema, dá uma aula de clássicos que todo cinéfilo, ou wannabe (como eu) deveria assistir, prestar atenção. Depois, ir atrás de todos os filmes inseridos lindamente na montagem.
Aliás, o que mais me encantou nesse filme foi a montagem: intercalando os 3 jovens com cenas de filmes clássicos. Algumas dessas cenas muito bem reproduzidas na história de Bertolucci.
Além da montagem a arte é fantástica, detalhes e mais detalhes no cenário. Tudo colorido, vemos os personagens em suas roupas e objetos. Fotografia? Honestamente não prestei muita atenção nela no decorrer do filme, mas em uma cena na cozinha ela chama atenç: a cena é toda iluminada por um castiçal sobre a mesa. Lindo.

Outra cena maravilhosa é quando os 3 estão na banheira e vemos seus rostos através de 3 espelhos na frente deles. Pra fechar o filme, uma cena em câmera lenta (RELAXA, não vou estragar nada!) e uma música per-fei-ta.

O filme não agradaria a todos, mas quem ama cinema e quer aprender um pouco mais, tem obrigação de ver esse filme e todos que existem dentro dele. Pra ajudar, aí vão alguns dos filmes mencionados.

A Vênus Loira
Bande à Part
Luzes da Ribalta
O Picolino
Scarface

One comment

  1. Marcelo · January 1, 2008

    Esse filme não me marcou nada quando vi no cinema. Quem sabe se visse de novo???

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s