Estava eu tentando descobrir algo para fazer no fim de semana quando me deparo com uma enquete cuja pergunta era se o “governo deve coibir a construção de moradias em favelas”. as opçoes eram proibir e demolir as existentes e nao, os desfavorecidos precisam de alternativa. Eu resopndi que não. Minha linha de raciocínio: cazzo! qq vai fazer com o bando de gente que já mora lá? E o povo que só tem essa opção? larga na rua???

Então, depois de responder apareceu a resposta:

O governo deve coibir a construção de moradias em favelas?

Além de proibir, deveria demolir o que já existe

» 64,04%

Não, os desfavorecidos precisam de uma alternativa

» 35,96%

Fiquei chocada! Como assim? O que essas pessoas que responderam “sim” pretendem fazer com esse monte de gente? Dar um cômodo na própria casa é que não é. Nem quer vê-los na rua. Isso é igual a um canteiro que a D. Marta relaxa-e-goza criou perto da minha casa pra impedir que os mendigos vivessem embaixo do pontilhão. Funcionou por muitos anos, mas desde o ano passado tem gente morando lá. Em cima de um monte de terra e grama. E aí?

Não acho que as favelas são bonitas, enriquecem a arquitetura da cidade. Mas enquanto não criam outra alternativa, tipo colocá-los em prédios vazios e em bom estado, exatamente os que são invadidos de vez em quando, acho que as favelas são as melhores saídas.

Talvez as pessoas tenham respondido isso por que as maiores favelas de são paulo se encontram lado a lado a bairros de luxo, e os milionarios se sintam incomodados pelos vizinhos. Mas até aí, nessas favelas não existe só violência, assim como não existe violência só na favela.

De qualquer forma acho que nada justifica você dizer que deixaria milhares de pessoas desabrigadas.

Não, não sou petista, nem comunista, nem nada do tipo. Só acho que todos têm que ter acesso a um mínimo de coisas. Falta tanto pra eles, pelo menos uma casa de papelão eles devem ter garantido.

4 comments

  1. kaka · February 27, 2008

    Ahhh, apoiada!
    Não gosto de favela, de passar perto de favela, de ver favela, mas são seres humanos ali e se eu precisasse, eu morava na favela também!

    É fácil fácil alguém que está na frente do computador apertar o “sim” né?!

    Triste.

    Beijoca

  2. murilobiagiotti · February 28, 2008

    o PT são os outros

  3. Léo Ramos · February 28, 2008

    Concordo com suas palavras, é imposspivel fechar os olhos e fingir que não temos tais problemas sociais.

    Gostei do blog, primeira vez por aqui, mas volto.

    xD

  4. Paulo · February 28, 2008

    Olá,

    Vc tem razão.

    Toda ação tem conseqüências.
    Derrubar favelas implica em pôr gente na rua.

    Logo, nada mais óbvio que pensar no que fazer com essas pessoas antes, né?

    E isso não é de esquerda, comunista ou nada disso.
    É apenas lógica.

    Pois se as pessoas forem para as rua isso vai gerar mais problemas, não apenas para elas mas pra todo mundo, mesmo os ricos vizinhos do Morumbi.

    O engraçado é que, hoje em dia, qualquer demonstração de preocupação social ou de simples lógica tenha de vir acompanhado de um ‘não sou petista nem comunista”, como se:
    1) eles tivessem o monopólio da preocupação social;
    2) houvesse algo intrinsecamente errado na preocupação social deles.

    Bem, coisas da nossa Era

    Inté

Leave a Reply

