SAC no Twitter

Desde que a internet é internet, ficou muito mais fácil o usuário entrar em contato com prestadoras de serviço. Teoricamente. Alguns serviços telefonicos, televisivos ou internéticos têm em seus sites chats pra você entrar em contato com o SAC online, mas nem sempre isso funciona. Os telefones das prestadoras continuam aquela beleza, em que nunca somos atendidos, nunca fazem o que pedimos, nunca conseguimos o que queremos na primeira ligação.
Então, o que acontece? Nós vamos aos nossos blogs, twitters, gengibres, ou coisa que o valha e reclamamos da empresa. Falamos horrores, metemos o pau, falamos do SAC ruim, falamos do serviço em si ruim, falamos de tudo que nos desagrada na tal empresa, e o que acontece? Nada. Pois é, nada.
Por que? Por que não tem uma criatura na tal empresa capaz de sentar na frente do computador e digitar no twitter search o nome da prestadora de serviço. Ok, no caso da Telefônica, Speedy, Tim, Claro, Vivo, Net, seria preciso mais de um funcionário, visto que existem trocentas reclamações por hora para essas companhias.
Mas mesmo assim, pegue três mocinhas do telemarketing ativo – aquelas que a gente quer MATAR quando ligam na hora do almoço oferecendo um plano super power, por apenas mais 100 reais na mensalidade do seu plano atual – e joguem elas no twitter com um perfil da empresa. Elas não terão que ESCUTAR falta de educação, só ler algumas, [não muitas já que 140 caracteres não rende muito palavrão] e podem responder de forma menos áspera e mal humorada do que quando nós ligamos para reclamar de alguma coisa, e o mal humor impera: do nosso lado, e do lado do atendimento.

42-21556659

Demorou para essas empresas de grande porte terem um sistema de monitoramento de termos, isso evitaria muita falação por parte dos usuários e muita dor de cabeça do lado das empresas. Aliás, esse monitoramento faria com que os usuários vissem a empresa com melhores olhos, do tipo “eles ouvem o que eu digo, não vou mudar pra concorrente”.
Não é um serviço muito complexo, muito caro ou de difícil implementação. Em um mês uma pessoa minimamente espertinha, que nunca ouviu falar em twitter, entende como buscar o que a empresa quer, e responder os usuários.
Algumas empresas têm esse serviço, mas são minoria, e não disponibilizam serviços extremamente necessários hoje em dia como telefone e internet. Mesmo assim, já é um avanço. Telefonicas, televisões a cabo e provedores de internet, se espelhem nessas empresas, e aprendam comofas pra ouvir o cliente. Afinal, ele sempre tem razão.

2 comments

  1. Carlos Rodrigo · June 19, 2009

    Vi que aqui no Brasil as únicas que fazem isso com mais seriedade é a Porto Seguro (@portoseguro) e a Tecnisa (@tecnisa).

  2. Vanessa V. · August 17, 2009

    “Acho que não posto mais no blog por que não acho mais nada do que eu falo relevante…”

    é uma grande mentira, sabe…
    mas continuamos visitando, néãm…quem sabe!
    todo mundo já falou de tudo…não melhor, de forma diferente…e eu tb não tenho tempo de ler tudo o que se diz sobre tudo por ai. mas por aqui, eu venho sempre, viu!

    that´s all!haha

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s