Vida Histórica

No auge dos meus 14 anos eu participei de um momento histórico, eu e vocês que lêem isso estiveram presentes seja vendo pela tv, seja estando em Nova York e presenciando o caos.
Há 8 anos uns malucos jogaram aviões contra os dois maiores prédios existentes até então, e uns outros voaram em direção ao pentágono. Até aí todo mundo sabe, e todo mundo sempre vai saber, afinal, isso foi um momento histórico, desses que vão aparecer em livros e serão ensinados no colégio.
Assim como eu cheguei uma vez do colégio perguntando: Mãe, como foi o AI5? E ela me respondeu: Seu avô foi aposentado compulsoriamente, por isso fomos morar no Egito, meus filhos e netos vão chegar um dia da escola dizendo: Minha professora falou de um atentado terrorista que matou não sei quantas pessoas e fez os EUA se tornar ainda mais paranóico. E eu vou dizer: Eu sei, eu vi, eles ficaram paranóicos mesmo, e mais: minha professora de Geografia chorou quando foi dar essa notícia pra gente, dizendo que eramos a esperança do mundo, que nós tinhamos que pensar nas nossas atitudes. Depois, na aula de Desenho Geométrico, os meninos acharam que iam ser chamados pelo exército para lutarem na 3ª Guerra Mundial.

A história todo mundo sempre vai saber: que os aviões bateram, que pessoas se jogaram das janelas, que o prédio caiu, mas existem outras milhões de histórias, que cada um lembra, e conta de um jeito. Meu 11 de setembro foi no colégio, tentando ver a notícia na sala dos professores, vendo o colega entrar em pânico pela avó que morava perto de Washington, e à tarde vendo o noticiário as mesmas imagens, over and over again. E o seu?

3 comments

  1. Juju · September 11, 2009

    Eu tinha voltado do colégio, deveria ser quase 12:30, por aí. Liguei a tv e vi a imagem das Torres em chamas. Achei que era um filme e troquei de canal. A imagem era a mesma e aí surgiu a legenda “Avião bate no World Trade Center”. Sentei no sofá, meu pai me ligou e perguntou se tinha visto aquilo, falei que estava vendo que estava chocada.
    E então, depois de acompanhar aquelas fogo e aquela fumaça, vejo as torres cairem.
    No dia seguinte meio mundo achava que ia começar a 3° Guerra Mundial, lembro de uma amiga minha apavorada indo perguntar para o nosso professor de geografia o que ia acontecer com o mundo.
    E eu pensava, presenciei a História.

  2. Thiago · September 11, 2009

    “os meninos acharam que iam ser chamados pelo exército para lutarem na 3ª Guerra Mundial”

    HAHAUAHUAHUUHAahu este medo era o pior. rss

  3. Barone · September 11, 2009

    O meu foi um mega whatever. Cheguei da educação física no tempo exato pra assistir o segundo avião se estourando na outra torre.

    Depois disso só vi uns vídeos bizarros daqueles que não aparecem no noticiário… era um adolescente revoltado e completamente gore na época.

    Acho que tudo oq pensei foi “puta merda, agora fudeu pra entrar nos EUA”

Leave a Reply

