Violência temporal

Quem me conhece sabe que eu detesto atrasos. Detesto me atrasar, esperar, fazer os outros me esperarem. Desde que me conheço por gente sou assim, já relexei um pouco, quando estou de folga, por exemplo, mas para assuntos, principalmente de trabalho não, jamais.

Acho atraso um desrespeito, quase uma violência.

Li, ou ouvi, ou vi, em algum lugar que quando uma pessoa se atrasa, ela, no fundo, acha que seu tempo é mais importante do que o de quem está esperando. Quer dizer: Eu posso levar o tempo que for pra chegar, ou resolver meus problemas antes de encontrar você, afinal, você não deve ter nada mais importante para fazer no tempo que me espera.

É bem por aí que eu, como sempre a pessoa que espera, me sinto. E digo mais: muitas vezes, o atraso de um pode afetar a vida de mais de uma pessoa. Se eu combinei às 14h com você, às 16h com outra pessoa, e você só chega às 15h30, o coitado das 16h vai ter que esperar, sem ter nada a ver com o forró.

Alma britânica

Já ouvi algumas vezes que, em São Paulo, atrasos são aceitáveis por causa do trânsito. Pois eu não acho. Todo mundo sabe que a cidade está dando um nó. Não adianta sair do Jabaquara 15 minutos antes do compromisso no Tatuapé. Nem de metrô, às 4h40 da manhã, você chega, meu bem.

Além do mais, hoje em dia temos celulares, 3G, corujas, o que for para você enviar um recadinho para quem está te esperando para dizer “Vou demorar um tiquinho, te ligo quando estiver chegando. Beijo” Não é o ideal, mas é melhor que o silêncio.

Por essas e outras acho sim, que atraso é uma violência temporal, digamos assim. Você fere o cronograma, a organização, o dia e a paciência da pessoa. Impede que ela realize outras coisas, além de ficar sentada te esperando.

Da próxima vez que você estiver enrolando para se encontrar com alguém, pense nisso.

Leave a Reply

