Diário de bike – Dia 1

Sábado, dia 29, peguei uma bicicleta emprestada através do Coletivas. Grupo de empréstimo de magrelas, bem legal pra quem, como eu, não tem grande prática, mas quer andar mais de bike.
Eu sonho com uma São Paulo em que usar a bicicleta como meio de transporte não deixe minha mãe em pânico. Por isso fui atrás do Coletivas, de um capacete (valeu, Si) e de um cadeado. Vou contar um pouco dos sufocos e vantagens dessa experiência.
 
Peguei o Omar (esse é o nome da ~minha~ bicicleta) perto da Av. Paulista num sábado, depois das 14h porque é um horário em que é permitido levar bike no metrô. Meu plano, que foi executado, era empurra-la até o metrô, fazer a viagem com ela, e só no ultimo trecho, do metrô até minha casa, realmente pedalar.
Ciclistas de 1ª viagem saibam: dá um trabalhão carregar a magrela no metrô. Preparem os muques, eles serão muito usados.
 
Imagem
Moro num prédio que tem bicicletário coletivo. A chave fica com o porteiro e, teoricamente, ele sempre te acompanha pra guardar ou pegar a bike. O que garantiria que ninguém vai pegar a bicicleta alheia “por engano”. Só que cada hora me davam uma informação diferente, e no fim das contas eu fui lá pendurar o Omar sozinha. E o condomínio não fornece nada pra identificação da bicicleta, como um dos caras tinha me falado.
 
Agora a parte mais importante: pedalar na rua. As ruas perto de casa são tranquilas, principalmente de fim de semana, fora o trecho logo depois de sair do metrô, e nesse começo empurrei a bike mais um pouco. Depois, subi na bike e fiz tudo que se deve fazer em cima da bike: Dei seta com a mãozinha, fiquei do lado direito da rua, e por aí vai. No caminho ouvi buzinas que imaginei serem pra mim. E passei por situações pouco agradáveis: motoristas não abrindo um bom espaço para ultrapassar, SUVs fungando no cangote e dando frio na barriga.
 
Não foi fácil, mas não vou desistir. Ainda fico com o Omar pelo menos mais um mês, vamos ver como será.

Leave a Reply

