A cultura do “mas já?”

Não importa onde você trabalhe, todo mundo já falou, ou ouviu, na hora de ir embora do trabalho um “mas já?” ou, “tá cedo!” ou o melhor “tá desmotivado?”.
Isso, que as pessoas falam em tom de piada inocente, só deixa claro o quanto é esperado que nós nos dediquemos ao máximo nos nossos postos de trabalho.
Quando trabalhava em agência, e o horário de saída era “entre 19h, 20h”, sair, de fato, essa hora era raro. Normalmente as pessoas saíam as 20h, 21, 22, 23… Então, aquele dia que eu conseguia responder todos os emails, alinhar com atendimento, me reunir com mídia, preencher a timesheet e desligar o PC às 19h, de verdade, sentia um pouco de culpa, aquela sensação de estar esquecendo algo. E ouvia dos colegas, quase em coro ” ta desmotivada é?”
Dava uma risadinha e respondia “pois é!” ou “de vez em quando é bom”
[…]
Hoje em dia trabalho em um mercado, com pessoas bem diferentes dos colegas de agência de outros tempos. Todo mundo bate cartão na hora de entrar, no almoço, e na hora de sair. Todo mundo tem a mesma carga horária. Cada um tem seu horário de entrar, e seu horário de sair, de acordo com seu turno. Meu horário de saída é às 20h20.
Quase todos os dias bato meu ponto depois das 20h20. Pode ser às 20h21 ou às 22h00. Quase todos os dias, depois de cumprir minha carga diária, controlada pelo RH através do cartão de ponto, tem uma pessoa que fala “tá cedo!” “mas já?”
Ainda dou risadinhas, mas agora digo “já tá é tarde” e corro pra casa.
 
Eu fiz meu trabalho. Eu cumpri minha carga horária do dia. Eu não devo satisfação a ninguém. Ninguém deve.
Então, vamos parar com o comentariozinho boboca? Falemos só “Bom descanso”, “aproveite” ou, simplesmente “até amanhã”.
Quem tem que julgar, baseado no meu desempenho e nos meus horários são os chefes, e só eles. Então vamos parar de acumular serviço? Vamos parar de reforçar que todo mundo tem mais é que se matar de trabalhar nessa vida? Por que não tem não.

Leave a Reply

