Bagel & Butterbeer – Parques, praças, gramados e mesinhas

Bryant Park, High Line Park, Union Square, Central Park. Esses são só alguns dos parques e praças mais famosos de Nova York. A medida que você vai andando pela cidade, e conhecendo ela melhor, você descobre muitas outras áreas verdes pra descansar, ler um livro, passear com o cachorro.
Uma das coisas mais interessantes de NY é como as pessoas, moradores ou turistas, ocupam a cidade, aproveitam cada centímetro daquela ilha. Novaiorquinos podem ser estressados e trabalhar bastante, ganhar milhões para o país deles, mas eles sabem que do lado do escritório tem uma pracinha, então eles podem descer na hora do almoço, ver os esquilos, as folhas caíndo, e relaxar um pouco no meio da semana.
Dito isso, vocês podem imaginar que boa parte do trecho de NY da Bagel & Butterbeer American Tour foi passada em parques, praças e afins.
O primeiro lugar do tipo que fomos foi o Bryant Park. Em downtown Manhattan, um teco de grama, cercado de mesinhas e quiosques de comida, além de um carrocel, ocupam um quarteirão do bairro. Não é muito, se você pensar, mas  serve bem ao propósito de relaxar. Você só não esquece que está em plena Manhattan porque o parque tem vista para o Empire State.
Vista do Bryant Park

Vista do Bryant Park

Outro lugar que visitamos, e passamos bastante, foi a Union Square, apesar do nome, é maior que o Bryant [que chama parque, mas parece mais uma praça, nomenclaturas são coisas loucas]. Fomos “atacados” por artistas de rua, que me colocaram no meio da apresentação. Se você não quiser alguém pulando sobre a sua cabeça, fique atento! A Union Square fica do lado da Broadway, há duas quadras da 5ª avenida. Às segundas, quartas, sextas e sábados acontece lá um Greenmarket, onde fazendeiros orgânicos da região vendem seus produtos.
O Central Park é um clássico. E é IMENSO. Precisaria de toda uma nova viagem pra conhecê-lo inteiro, acabei andando só na parte sul, sem nem chegar ao Reservatório Jacqueline Kennedy Onassis. Mas passei pelo famoso Strawberry Fields, onde, com a chuva caindo, flores no chão e um cara tocando Let it Be, eu chorei. Nem sou super fã de Beatles, nem sou super louca pelo John Lennon, mas me emocionei com aquilo tudo. Vai entender…
Strawberry Fields Forever...

Strawberry Fields Forever…

Agora meus dois parques favoritos da cidade. Aliás, dois dos meus lugares favoritos na cidade toda.
Brooklin Bridge Park: Depois de cruzar a ponte do Brooklin, de Manhattan para o Brooklin, descemos pelo DUMBO [Bairro que fica embaixo, e em volta da ponte] até uma pizzaria chamada Grimaldi’s. Seguimos em direção a onde antes haviam píers para navios de carga, que, depois de desativados, ganharam um dos parques mais gostosos da cidade. No dia que fizemos nosso passeio por lá, era a final do US Open, e um dos patrocinadores colocou um telão enorme para que as pessoas deitassem no gramado e assistissem à partida com NY ao fundo.
O por do sol atrás de Manhattan foi das coisas mais marcantes e bonitas que vi. Se você for um dia, que seja um dia só, para Nova York, veja o pôr do sol do Brooklin Bridge Park.
Final do US Open, e Manhattan

Final do US Open e Manhattan

High Line Park: Esse é um dos parques mais novos de NY, foi construído numa antiga linha de trem, que passava por cima de ruas e avenidas. Em 2009 o primeiro trecho foi aberto ao público, e até hoje o parque se expande pelos antigos trilhos. Aproveitando toda uma área, antes abandonada, o parque serve como refúgio da vida bagunçada lá de baixo. Com vista para os prédios de um lado, e para o Rio Hudson e New Jersey do outro lado, você pode sentar num banco, ler, comer. O parque é como um grande corredor com ilhas de jardins, uma área com truck foods, um grande gramado elevado e a parte mais gostosa: num trecho, há um espelho d’água corrente, onde você pode andar descalço, sentir a água fresca, e recarregar as baterias. Para quem estava andando há dias sem parar, sentir aquele fresquinho foi muito bem vindo.
Refúgio suspenso

Refúgio suspenso

Ufa! Ainda tenho muito o que falar sobre Nova York, essa cidade enorme, e cheia de coisas deliciosas. Espero que estejam gostando do relato da Bagel & Butterbeer American Tour.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s