Bagel & Butterbeer – Lar doce lar

Fechadas as datas da viagem, passagens na mão, fomos atrás de estadia. Antes disso eu já tinha sondado alguns albergues, hotéis barateiros e o site do Airbnb, e concluído que alugar um quarto, ou um apartamento era a opção mais em conta para o trecho novaiorquino da viagem.

Sim, alugar através do Airbnb é, na maioria dos casos, mais barato que as opções tradicionais de estadia. Por isso, há uns tempos, a rede hoteleira tentou proibir o aluguel através do site em NY, as grandes empresas estavam se sentindo ameaçadas. Coitadas.
Williamsburg Bridge, do lado de casa

Williamsburg Bridge, do lado de casa

O Airbnb tem milhares de opções de cômodos. De um quarto dos fundos até um palácio [ok, não tem palácio em Nova York, mas tem isso aqui] então, tem pra todos os gostos, e você consegue pesquisar no site os mínimos detalhes da acomodação.
Funciona assim: você fornece a cidade, as datas e o número de hóspedes, depois o quanto está disposto a pagar por isso, por dia. Essa é a busca mais básica, mas depois consegue definir os bairros que mais te interessam, as comodidades como tv, internet sem fio e lavadora de roupas, etc.
Quando você encontrar um lugar que te agrade, precisa saber se é de confiança, afinal, o Airbnb sempre monitora os perfis pra garantir que a coisa seja real, mas sempre existe aquele caso das fotos não serem exatamente fieis ao lugar. Para atestar o nível de confiança de um host o perfil tem comentários, positivos e negativos, dos hóspedes, e as vezes as respostas dos donos. Depois que você faz o check out, o site manda email pedindo para você relatar sua estada, assim você ajuda mais gente a fazer uma boa viagem.
E antes de fechar, você pode mandar perguntas pro dono do lugar, aí você já consegue medir se o cara é bacana e atencioso. Eu entrei em contato com umas três pessoas, inclusive a dona de onde nos hospedamos, e ela foi a que respondeu mais prontamente, e de forma mais aberta. Já ganhou um ponto aí.
Se é seu primeiro aluguel talvez você tenha um pouco de dificuldade, por que assim como o viajante avalia a acomodação e o anfitrião, você também é avaliado. No primeiro aluguel, você não tem ninguém comprovando que é uma pessoa limpinha e bacana. Mas, é só ser simpático, dizer que é a primeira vez que está usando o site e mostrar que tem boas intenções que vai ficar tudo bem.
Tudo conversado, hora de fechar o negócio: Você paga para o Airbnb o valor integral da estadia, mas esse dinheiro só vai ser liberado para o anfitrião 24h depois do seu check in. Assim, se você chegar no lugar e não for NADA do que esperava, você entra em contato com o site, desfaz o contrato, pega o dinheiro de volta e… bem, aí você tem que se virar pra achar outro lugar pra ficar. As chances de isso acontecer são pequenas, se você prestou atenção nas avaliações já sabe mais ou menos o que esperar.
Nossa cama =]

Nossa cama =]

Na casa em que ficamos, pelas fotos, achei que o quarto seria um pouquinho maior, mas o espaço serviu perfeitamente para nós, nossas compras e malas. A anfitriã nos tratou muito bem, dava dicas de lugares e como chegar lá, fez com que nos sentíssemos em casa, e realmente, a impressão que eu tenho, é que agora tenho uma casa em NY, sempre que quiser ir pra lá. Se você ficou com vontade de se hospedar com a Lulú, esse é o quarto que ficamos, e a casa ainda tem mais um, maior. Ah, e você ainda pode alugar o apartamento inteiro.
Airbnb é uma ótima alternativa aos hoteis e hostels, vale a pena pesquisar, independente de para onde você estiver indo. Ah, e se você estiver com grana e indo para a Europa, veja se consegue se hospedar em algum castelo.

One comment

  1. Bia · October 15, 2014

    Uau que delicia de hospedagem!! Também não achei caro. Assim, até crio vontades para ir hahaha valeu pela indicação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s