Bagel & Butterbeer – Turismo para cinéfilo

No último post falei dos pontos turísticos tradicionais de NY, aqueles em que todo mundo vai pra tirar foto, pra ver como é, e pra dizer que foi. Agora eu vou falar de lugares saídos de filmes ou seriados que ajudam a formar caráter.
Tiffany & Co. e Casa da Holly Golightly: Holly é a personagem da Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, cujo título original é Breakfast at Tiffany’s. A maior parte do filme acontece dentro do apartamento dela, que foi montado num estúdio, mas a loja que ela vai tomar seu café da manhã, e namorar as jóias, é a Tiffany & Co. de Nova York. Eu queria mesmo mesmo era reproduzir a cena, comer um bagel e tomar um café na frente da loja, mas meu namorado achou que era demais acordar de madrugada pra isso. Mas fomos até a loja, eu fiquei na frente da vitrine, tirei uma foto, e então ele sugeriu que entrássemos. Um casal que não tem a menor cara de ter dinheiro pra comprar um discador de telefone que seja naquela loja. Mas ninguém olhou feio, e o segurança da loja nos cumprimentou educadamente. A Holly diz no filme que ela gosta da Tiffany’s por que nada de ruim pode acontecer com você lá. Também fomos ao prédio que serve de fachada para a casa da personagem no filme. E Ó MEU DEUS ELE ESTÁ A VENDA. Se milionária eu fosse, essa casa eu compraria!
A casa, eu e a placa de vende-se

A casa, eu e a placa de vende-se

Apartamento da Carrie Bradshaw: O apartamento da Carrie, do seriado Sex & the City, assim como o da Holly Golightly, é montado em estúdio, mas a fachada é de um prédio de verdade em Nova York. Só que por algum motivo, o endereço que eu tinha anotado no guia que estávamos seguindo na viagem estava errado [algo como Nova York, 1000] eu só tinha uma ideia da localização daquelas escadas. Rodamos várias ruas do Village tentando achar A fachada, mas todas são incrivelmente parecidas, e quando cansei de andar sem rumo, e em círculos, comecei a sentar em todas as escadas e tirar fotos, na esperança de que acertasse. Acabou, que nem cheguei a passar na rua certa. O endereço certo é esse aqui: 66 Perry St (btw Bleeker & W 4th St), Nova Iorque, NY 10014, Estados Unidos Assim, se você quiser visitar, não comete o mesmo erro que eu. Diz a lenda que o dono do apartamento não quer mais turistas sentando na fachada da casa dele, tanto que no Google Street View, a casa não aparece, mas olha, se for só pra sentar e tirar uma foto, não acho que tenha problema nenhum. Mas não vale vandalizar o lugar!
Busca frustrada pelo apartamento da Carrie Bradshaw

Busca frustrada pelo apartamento da Carrie Bradshaw

Apartamento do Friends: O prédio onde, em um momento ou outro do seriado, os 6 amigos já viveram fica também no West Village eles eram vizinhos da Carrie! Aliás, que bairro mais gracinha! Cheio de árvores e bem sossegado, nem parece Nova York do centro turístico. O prédio fica na esquina da Bedford St com a Grove St. Ficando do lado oposto da rua você tira A foto do lugar. Embaixo do prédio, de paredes vermelhas e um toldo azul, fica um restaurante chamado The Little Owl, não comemos lá, mas parece um lugar bacana, vale a pena pesquisar, e até almoçar por ali.

Dando um oi pra Mônica, Rachel, Joey e Chandler #bagelebutterbeerAT #NY

A photo posted by Elisa Mafra (@elimafra) on

QG dos Ghostbusters: Esse, assim como a casa da Carrie, foi um que eu não achei. Mas por total falta de perícia minha: se eu tivesse pesquisado um pouco mais antes de ir, achava! O negócio foi o seguinte: quando estava em casa ainda, pesquisando essas locações pra visitar em NY, encontrei, nem lembro em que lugar da internet, um endereço X que era dito como “o QG dos Ghostbusters”, sinceramente, eu não lembrava que cara tinha o lugar, então acreditei no site da internet. Em NY, chegamos ao tal endereço – que era perto da casa da Holly – olhamos pro prédio e pensamos “É isso? Tá estranho” não tinha nada demais no lugar, nada que diferenciasse dos prédios vizinhos, a não ser pelos dois adolescentes fumando maconha no primeiro degrau. Fomos embora um tanto frustrados. De volta ao Brasil, fui pesquisar, e não é que aquele lugar não tinha NADA a ver com o filme? O endereço certo é na Moore St., em TriBeCa e parece bem legal. É um quartel de bombeiros, e pelo que li eles são até simpáticos com os turistas.

Who You’re Gonna Call?

One comment

  1. Lu Monte (@lumonte) · February 26, 2015

    No caso do apartamento da Carrie, o problema não é (só) com o dono, mas com toda a vizinhança. Reclamavam do barulho, do lixo dos turistas… Quando fui, havia inclusive uma corrente na frente da escada, e avisos para que os turistas se mantivessem quietos e levassem embora seu lixo.

Leave a Reply

