Homofobia na veia

42-18064201Eu sei que o dia hoje é só contra a Aids, mas faz umas semanas um amigo me contou o que se passou com ele quando foi doar sangue. Fiquei passada, bege, indignada e falei: isso tem que virar post! Então aí vai.

Para preservar a identidade desse amigo e facilitar na hora de contar este causo, vou chama-lo de Thiago (já que não tenho nenhum Thiago relevante na minha vida)

O Thiago é homossexual, e namora o Frederico há um ano e meio. Relacionamento mega estável. Eles se amam e querem viver pra sempre juntos. Logo, o Thiago tem um mesmo parceiro sexual há pelo menos um ano e meio.
Apresentado o personagem principal, vamos para a trama:

Thiago foi doar sangue, eu nunca fiz isso, então não sei bem como funciona, mas há uma entrevistinha antes de você ser agulhado. Lá foi Thiago para a tal entrevistinha.

– Bom dia, qual seu nome, idade, bla bla bla
– Thiago de Tals, tantos anos, bla bla bla
– Quantos parceiros sexuais você teve nos últimos 6 meses.
– Um.
– Um? Um homem?
– É, um.

A mulher ficou um pouco confusa, e depois disse:

– Homossexuais não podem doar sangue.
– Como? – Perguntou Thiago indignado
– É, são regras que nós temos que obedecer. É lei.
– Como assim???
– Você está num grupo de risco.
– Mas isso é um absurdo.
.
.
.

E por aí seguiu a discussão. No fim, Thiago doou seu sangue de “grupo de risco”, assinando um termo de responsabilidade.

——

Como assim homossexuais não podem doar sangue?
Como assim grupo de risco?
Como assim há uma lei que proíbe que homossexuais doem sangue?

Pra mim, essa de grupo de risco não existe há uns 10 anos, pelo menos. Ninguém lê jornal e sabe que os heterossexuais estão empatadinhos com os gays em DSTs e Aids? E oi? isso é anticonstitucional! É preconceito na cara dura!

42-19918683

Não é como se eles pegassem o sangue de uma pessoa – com ou sem aids – e jogassem direto na veia de outro cara. Eles fazem exames, exames minha gente! Exames de doença de Chagas, HIV, Sífilis e Hepatite, caso o doador seja portador de alguma doença, aí sim seu sangue deve ser descartado. E claro, o cara tem que ser avisado, né? Isso é procedimento padrão, o sangue de G,L,B,T,T,S, homofóbicos e imparciais passa por isso. Então pra que gerar esse desconforto, preconceito e constrangimento que o Thiago e milhares de outros homos têm que passar quando querem ser boas pessoas e ajudar os outros?

Realmente, existe uma lei estipulada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que diz que homossexuais são proibidos de doar sangue. Oi? isso é inconstitucional! É preconceito na cara dura – de novo – não deveria existir em lugar nenhum.
Acho que o país que tem uma das maiores paradas gays do mundo não pode se conformar com uma coisa dessas. Ok, se você é homofóbico, morra e pare de ler esse blog. Se não, mexam os pauzinhos, por menores que sejam, pra que uma coisa dessas não seja vista mais, nem em sonho.

6 comments

  1. Pingback: Dia Mundial Contra Aids - Resultado da Blogagem Coletiva » Ladybug Brasil - Sobrevôos, descobertas, achados.
  2. dama de cinzas · December 2, 2008

    Um amigo meu passou pela mesma situação, fomos aos jornais, escrevemos cartas para o diretor do Hemorio, sem nenhuma resposta! Quando ficam sem sanguem no banco e ficam pedindo pelamordedeus na TV para que os doadores apareçam eu não tenho pena, não!

    Beijocas

  3. alexandre · December 24, 2008

    Ponto de vista homofóbico do papa: “O discurso do papa contra o homossexualismo é água no moinho dos fundamentalistas cristãos que querem impedir a realização do Festival Europeu de Homossexuais, marcado para junho do ano que vem, em Zurique……” Mais detalhes em: http://coisasdasuica.swissinfo.ch/?p=884

  4. Geek Ionizado · February 2, 2009

    É… mas que eu saiba, há risco de contaminação de algumas doenças que demoram para se manifestar mesmo com os testes…
    […]

    • Eli Mafra · February 3, 2009

      Não, tudo bem, mas isso não justifica impedir um grupo de pessoas de doar. Eu posso ter essas doenças tanto quanto os homssexuais.

  5. ladymagenta · July 31, 2009

    como eu concordo com você!
    aqui em portugal é a mesma coisa…não dá para entender! eu chamo de covardia mascarada de democracia! demagogia camuflada de preconceito e sei lá mais o quÊ! ridiculo…absolutamente ridiculo…
    p.s- faz um tempo que acompanho os seu blogs, deste lado do oceano!
    ; )

Leave a comment